Animais pensantes?

http://estudiolivre.org:8000/radiodanilo
Olá pessoal!

Criei este blog com o intuito de abrir um espaço para discutirmos sobre os mais variados temas no bom e velho estilo “logos” como os filósofos da antiga Grécia.

Com a globalização e a disseminação da cultura do consumismo e do individualismo, muitas vezes abrimos mão de trocarmos informações sobre temas que rondam a cabeça de todos nós. Por comodismo e muitas vezes preguiça, não temos o hábito de levar a diante debates que podem nos agregar muito conhecimento e creio eu que é com a troca de diferentes idéias e pontos de vista que podemos melhorar nossa forma de viver e evoluir. Portanto este blog está aqui para isso, para que cada um exponha sua definição sobre os temas mais variados possíveis.

Toda e qualquer opinião é bem-vinda, seja ela qual for, apenas peço que cada pessoa que exponha sua opinião, exponha as proposições(o porquê) sobre a qual fundamenta esta opinião e que esteja disposta a receber indagações e sustentar sua opinião ou concordar com outra opinião. E por favor nada de: “Eu acho isso porque eu acho!!! Minha mãe disse que é assim!!! Eu aprendi assim!!! O padre me falou que é assim!!! Tá na bíblia!!! Desde de sempre é assim!!!” Por favor poupem-me dessas pérolas.

Espero receber o apoio de todos, pois como dizem: “Nenhum homem é uma ilha!” e na minha opinião a coisa mais importante deste mundo são as pessoas!!!

Para começar esquentar um pouco nossos neurônios preguiçosos, vamos começar com uma definição que parece tão claro para todos, mas se pararmos pra pensar muitas vezes não sabemos definir

SOMOS REALMENTE DIFERENTE DOS OUTROS ANIMAIS?

5 Respostas to “Animais pensantes?”

  1. Clóvis Says:

    Posso não concordar com nenhuma de suas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito em dizê-las. Filósofo Grego

  2. Lucas Says:

    Bom, gosto de conversar e argumentar… Primeiro tema qual sera?
    Religião e a humanidade estilo Freud?

  3. Saga Says:

    o que é ser diferente ??? … cada animal tem uma forma de defesa … o tigre tem as garras e a destreza …e o homem …ao homem foi dado o raciocinio para ele criar metodos para sua propria defesa ….porem esse raciocinio teve consequencias e uma delas é a ganacia do homem e por conseguir superar em alguns aspectos os outros animais começa a destruir e a acabar com tudo aquilo que o rodeia apenas para que sua vontade seja realizada … é fato , o homem ainda não sabe quem realmente é…não sabe a razao de sua existencia…o homem esta entre um “animal qualquer” e uma “grande raça superior” usando um ou outro titulo quando o convem … Quando duas nações entram em choque , a poeira sobe e o sangue escorre , é culpa do instinto , afinal , apenas somos animais e resolvemos nossos problemas como animais , galos lutam até a morte para manter sua hegemonia, porque seria diferente com os humanos ?
    … o raciocinio do homem faz com q tenha uma poderosa amra na mao ..e o poder costuma controlar as açoes ….A desigualdade é culpa de nosso instinto , é a lei da selva… a lei do mais forte , para um sobreviver (leia-se ter dinheiro) é preciso que muitos outros morram (leia-se não ter dinheiro) , a cada 120 tartarugas marinhas que nascem apenas 1 consegue chegar na fase adulta… porque seria diferente com os humanos ? afinal… somos apenas animais…
    Porém quando os humanos criam animais apenas com o intuito de matá-lo , de lucrar com sua morte , quando dão a vida para explora-la mais tarde… quando aplica sua politica e pensamento de especismo , a justificativa é outra , nós pensamos , somos superiores , nenhum animal aprisiona outro , nenhuma animal caça outro quando não tem fome ou não se sente ameaçado , mas nós o fazemos , afinal somos especiais , somos superiores…Quando o homem desmata , quando modifica o ambiente em que vive , quando retira do solo tudo aquilo que precisa e o excesso para lucrar , esta apenas fazendo aquilo que é de nosso direito , nenhum outro animal modifica seu habitat , nenhum animal desmata , mas nós sim ! nós somos racionais , somos a raça superior…É nesse antagonismo que os humanos vão vivendo… um misto de animal e deus , tão irracional e tão poderoso quanto… uma metamorfose ambulante , que passa de animal para a mais perfeita das raças em poucos segundos… é uma eterna criança de 8 anos , que pode ter 6 para não pagar a conta do restaurante , mas pode ter 10 para entrar no cinema…
    ..quem sabe algum dia ainda teremos a pureza dos animais juntamente com a sapiência dos deuses… afinal , estamos em eterna evolução … ou não ?

  4. Clóvis Says:

    Se é para colocar um tema, que tal a vida de Sócrates, e seu grande posicionamento em se deixar morrer a ir contra sua convicção.
    No livro indicado por um Mestre Universitário, “O Julgamento de Sócrates” de I.F. Stone da Editora Companhia de Bolso, deixa claro sobre o que é o verdadeiro sentimento em defesa de sua convicção. Seríamos fortes o suficiente para tomar uma postura a qual tomou Socrates???????
    Alguns de nós acha a covardia o ato da morte provocada por sí, outros dizem que se exige coragem.
    Quem tem a verdadeira razão?
    Quem é corajoso em tirar sua própria vida?
    Quem é o covarde que tira sua própria vida?
    Afinal, somos Deuses de nós mesmos………

  5. vinicius Says:

    MORRER DEIXA ISSO PRA LA O BOM E VIVER,coragem de tirar a vida?pra ke DEIXA A VIDA ME LEVAR
    Ja que e pra sitar alguem sito o samba do chico f

    O mundo me condena, e ninguém tem pena
    Falando sempre mal do meu nome
    Deixando de saber se eu vou morrer de sede
    Ou se vou morrer de fome

    Mas a filosofia hoje me auxilia
    A viver indife….rente assim
    Nesta prontidăo sem fim
    Vou fingindo que sou rico
    Pra ninguém zombar de mim

    Năo me incomodo que vocę me diga
    Que a sociedade é minha inimiga

    Pois cantando neste mundo
    Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo

    Quanto a vocę da aristocracia
    Que tem dinheiro, mas năo compra alegria
    Há de viver eternamente sendo escrava
    Dessa gente que cultiva hipocrisia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: